domingo, 20 de novembro de 2011

Os Medos Pessoais


Esta sessão sobre os medos deu inicio ás atividades ligadas a um dos projetos que estamos a desenvolver na disciplina Seminário de Investigaão Educacional.

Neste dia abordámos os medos pessoais de cada criança e também os nossos. Esta abordagem dos nossos medos não foi realizada por um acaso. É importante que as nossas crianças percebam que os adultos também possuem medos. 

Começámos o dia por aprender uma música do nosso Avô Cantigas - fantasminha brincalhão. De seguida realizámos uma dramatização com fantoches com base do "Livro dos medos" de Adélia de Carvalho, onde exploramos os medos das crianças, os medos dos adultos e como superámos estes medos. Para que tudo o que  falámos sobre a história ficasse registado construímos um cartaz síntese sobre esta.

Ao longo da tarde partimos para a fase de prender os medos. Para isso cada pessoa da sala desenhou o seu medo numa folha destinada a isso. À medida que cada criança ia acabando de desenhar o seu medo ia ter com uma de nós e com a nossa ajuda estes diziam a lengalenga da história e deitavam pozinhos mágicos sobre o seu próprio desenho. Para terminar o processo, cada criança e até mesmo nós colocámos o nosso desenho na mala dos medos. Estes aí ficaram até ao dia seguinte.
  Os pozinhos mágicos encontram-se no cantinho das emoções. Sempre que cada criança deseje fazer o desenho de algum medo que tenha pode usá-los quando quiser.

No final do dia cada criança levou para casa a lengalenga de prender os medos e a letra da música do fantasminha brincalhão para cantar com a sua família .

De seguida podem comprovar o que aconteceu... 




1 comentário:

  1. Muito bom..... desmistificar os medos das crianças....óptimo trabalho.. parabéns. É já o 7º comentário que faço, não sei porquê mas fogem todos.Se calhar também faz parte dos medos ahahahah....

    ResponderEliminar