segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

NATAL

"É Dezembro e o frio característico desta época faz-se sentir! Em algumas cidades a neve cai e os pinheiros são cobertos de neve! Vilas e cidades estão repletas de luz e estrelas resplandecentes pincelam as ruas de brilho e magia! Os mais pequenos ouvem curiosos os mais velhos que lhes contam histórias de Natal e os adultos, esses, trocam entre si peripécias do Natal da sua infância!  Cheira a Natal! Pelas ruas e ruelas soltam-se sorrisos, somos brindados com votos de boas festas e convidados a festejar o Natal!"
Foi isso mesmo que fomos fazendo e vivendo neste mês de Dezembro!
Vejam este pequeno filme e divirtam-se...

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A casinha de chocolate...e o Pai Natal!

Olá mais uma vez!!




Hoje teremos no nosso blogue a sessão do dia 5 de dezembro, segunda-feira, onde foi construída a "casinha de chocolate" mais deliciosa de todas!!
Começamos o dia com a exploração da história "A casinha de chocolate" dos Irmãos Grimm, utilizando fantoches e um cd áudio com a narração da história. O conto foi feito na biblioteca da escola. As crianças adoraram e tiveram bastante implicadas durante a atividade.
A seguir foi hora de irmos para a sala e começarmos a trabalhar. Uns meninos começaram por pintar a "casinha de chocolate do Pai Natal" enquanto outros começaram na construção da casinha. A casinha foi feita com bolachas específicas para este tipo de atividade,não houve mistério! Com gomas e pintarolas enfeitamos a nossa super casinha, que por sinal ficou  linda e deliciosa!!!
Com os desenhos que todas as crianças pintaram foi construído o primeiro mural de Natal da sala, visto que esta semana começamos com as atividades natalícias.

Vejam o vídeo, e deliciem-se com as nossas atividades!!
Ps: A casinha estava mesmo boa! =)

Comentários das nossas crianças acerca da casinha:

"A casinha de chocolate está um máximo" - Menino de 4 anos
"É uma ótima ideia esta casinha!" - Menino de 4 anos
"Está muito girinha" - Menina de 4 anos





terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Bruxas boas e Bruxas más

~
Olá mais uma vez queridos companheiros… 
   Este dia foi um dia bastante preenchido  e em que as crianças trabalharam com bastante entusiasmo. Este começou com o conto e a exploração do livro "Carlota Barbosa a bruxa medrosa". Esta era uma bruxa especial, pois tinha medo de quase tudo. Deste modo, as crianças puderam perceber que apesar de tudo as bruxas, que como eles dizem, "só existem nas histórias" também têm medos.
  Depois da exploração desta história foi interessante ver as diferenças que as nossas crianças apontaram entre a bruxa Carlota e as bruxas tradicionais. Para que estas diferenças ficassem registadas pedimos a dois dos finalistas da sala que escrevessem num papel de cenário o que o grupo disse. Quando este ficou pronto pendurámos na nossa sala e todas as crianças o elogiaram.
   Passaram 15 dias desde que medimos o grau dos nossos medos recorrendo ao quadro do Medidor dos medos. Será que continuamos com o mesmo grau de medo que tínhamos inicialmente? Será que houve uma evolução? Podemos dizer que todos mantivemos ou diminuímos o nosso grau de medo, o que é bastante positivo!
 Durante a tarde, realizamos um jogo, que consistia em montar puzzles com imagens de bruxas desfocadas e bruxas nítidas. Organizamos as crianças em 5 grupos, sendo que cada grupo inicialmente começou por montar um puzzle desfocado e tentar perceber o que estaria naquela imagem. Realizamos o registo do que cada grupo viu nesse puzzle. O mais engraçado é que a imagem do puzzle que distribuímos de seguida era igual à imagem do puzzle inicial de cada grupo. Montaram o segundo puzzle muito mais facilmente e identificaram de imediato quais as personagens e as carateristicas dessa bruxa. 
   Quando cada grupo apresentou as imagens dos seus puzzles à turma, acharam imensa piada ao que tinham visto no puzzle desfocado, sabendo agora que o que estava no puzzle nítido era igual. Foi um jogo muito divertido, sendo que no final algumas crianças queriam fazer todos os puzzles. 
 Para guardar os nossos puzzles das bruxas decorámos uma caixinha, que segundo eles no final estava “maravilhosa… muito linda”!
 Apreciem o vídeo e deliciem-se com o entusiasmo destas crianças sempre que lhes proporcinámos momentos diferentes no seu dia a dia!


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Quem tem medo do lobo?


Olá companheiros...

   Chegou a hora de contar a história "Os sete cabritinhos" onde está representado um dos medos de algumas das nossas crianças. O lobo mau!!!
Esta história inicialmente era para ser contada pela dona da história, mas como esta só pode vir à tarde à escolinha, eu contei-a de manhã e ela recontou-a à tarde! A repetição é bastante importante neste tema.Cada história deverá ser repetida sempre que a criança o desejar, para que esta possa integrar os respetivos conteúdos da história. Explorámos a história, dando relevância à vitória dos cabritos sobre o lobo, perguntando-lhes se os lobos existiam e se estes eram todos maus. Chegaram à conclusão que estes só existem nas florestas e que no sitio onde eles estavam não podiam estar -  "Mas aqui não há! Não porque aqui é rua! Aqui não há selva, não há arvores."
                                                                                                                               
   De seguida, fizemos um jogo do comboio em que o “motorista” tinha que fazer alguns gestos para que os seus “tripulantes” o imitassem. Foi bastante divertido. Todos adoraram esta brincadeira e acredito que mais tarde a queiram repetir, pois estes estavam bastante entusiasmados e até ajudavam as crianças que não sabiam bem que gestos fazer.

  Durante a tarde cada criança modelou o seu lobo recorrendo a barro de cerâmica. O fato deste ser um lobo mau ou  um lobo bom foi deixado ao critério das crianças. Quando cada criança apresentou á turma o seu lobo, 16 crianças disseram que o seu lobo era bom, 4 disseram que o seu lobo era mau, 3 não conseguiram dizer o que era por serem tão novinhas e 2 não disseram nada pois faltaram. Isto leva-nos a pensar que a maioria das crianças tenta encontrar naquela personagem que é má, algo bom para não ter medo dela.

Vejam por vocês mesmos o que fizemos neste dia!! Bom vídeo...