Olá companheiros...
Chegou a hora de contar a história "Os sete cabritinhos" onde está representado um dos medos de algumas das nossas crianças. O lobo mau!!!
Esta história inicialmente era para ser contada pela dona da história, mas como esta só pode vir à tarde à escolinha, eu contei-a de manhã e ela recontou-a à tarde! A repetição é bastante importante neste tema.Cada história deverá ser repetida sempre que a criança o desejar, para que esta possa integrar os respetivos conteúdos da história. Explorámos a história, dando relevância à vitória dos cabritos sobre o lobo, perguntando-lhes se os lobos existiam e se estes eram todos maus. Chegaram à conclusão que estes só existem nas florestas e que no sitio onde eles estavam não podiam estar - "Mas aqui não há! Não porque aqui é rua! Aqui não há selva, não há arvores."
De seguida, fizemos um jogo do comboio em que o “motorista” tinha que fazer alguns gestos para que os seus “tripulantes” o imitassem. Foi bastante divertido. Todos adoraram esta brincadeira e acredito que mais tarde a queiram repetir, pois estes estavam bastante entusiasmados e até ajudavam as crianças que não sabiam bem que gestos fazer.
Durante a tarde cada criança modelou o seu lobo recorrendo a barro de cerâmica. O fato deste ser um lobo mau ou um lobo bom foi deixado ao critério das crianças. Quando cada criança apresentou á turma o seu lobo, 16 crianças disseram que o seu lobo era bom, 4 disseram que o seu lobo era mau, 3 não conseguiram dizer o que era por serem tão novinhas e 2 não disseram nada pois faltaram. Isto leva-nos a pensar que a maioria das crianças tenta encontrar naquela personagem que é má, algo bom para não ter medo dela.
Vejam por vocês mesmos o que fizemos neste dia!! Bom vídeo...
Como já estamos á espera ...... um óptimo trabalho,nota-se um grande empenho na preparação dos trabalhos,,,,,MUITO BOM quanto a mim.....continuem, mostrem como trabalhar com dedicação é bom e ainda por cima nos faz felizes...
ResponderEliminarParabéns pela partilha, gostei muito!
ResponderEliminarAgora vou andar a tenta a ver quando aparece por aqui uma certa casinha de que já ouvi falar, muito linda e gostosa... e também quero uma!
Beijinhos para todos ;)
Ana Maria Rocha
Mais uma vez fizeram um excelente trabalho. Vocês descobriram uma nova faceta da professora Anabela, que ela irá dar uma bela avozinha quando chegar a altura dela,isso é uma verdade, mas também vos digo uma coisa, que vocês as duas quando chegar a vossa altura também iram ser umas boas mães, pois têm tanto jeito para lidar com as crianças. PARABÉNS CONTINUEM O EXCELENTE TRABALHO.
ResponderEliminar