Olá mais uma vez queridos companheiros…
Este dia foi um dia bastante preenchido e em que as crianças trabalharam com bastante entusiasmo. Este começou com o conto e a exploração do livro "Carlota Barbosa a bruxa medrosa". Esta era uma bruxa especial, pois tinha medo de quase tudo. Deste modo, as crianças puderam perceber que apesar de tudo as bruxas, que como eles dizem, "só existem nas histórias" também têm medos.
Depois da exploração desta história foi interessante ver as diferenças que as nossas crianças apontaram entre a bruxa Carlota e as bruxas tradicionais. Para que estas diferenças ficassem registadas pedimos a dois dos finalistas da sala que escrevessem num papel de cenário o que o grupo disse. Quando este ficou pronto pendurámos na nossa sala e todas as crianças o elogiaram.
Passaram 15 dias desde que medimos o grau dos nossos medos recorrendo ao quadro do Medidor dos medos. Será que continuamos com o mesmo grau de medo que tínhamos inicialmente? Será que houve uma evolução? Podemos dizer que todos mantivemos ou diminuímos o nosso grau de medo, o que é bastante positivo!
Durante a tarde, realizamos um jogo, que consistia em montar puzzles com imagens de bruxas desfocadas e bruxas nítidas. Organizamos as crianças em 5 grupos, sendo que cada grupo inicialmente começou por montar um puzzle desfocado e tentar perceber o que estaria naquela imagem. Realizamos o registo do que cada grupo viu nesse puzzle. O mais engraçado é que a imagem do puzzle que distribuímos de seguida era igual à imagem do puzzle inicial de cada grupo. Montaram o segundo puzzle muito mais facilmente e identificaram de imediato quais as personagens e as carateristicas dessa bruxa.
Quando cada grupo apresentou as imagens dos seus puzzles à turma, acharam imensa piada ao que tinham visto no puzzle desfocado, sabendo agora que o que estava no puzzle nítido era igual. Foi um jogo muito divertido, sendo que no final algumas crianças queriam fazer todos os puzzles.
Para guardar os nossos puzzles das bruxas decorámos uma caixinha, que segundo eles no final estava “maravilhosa… muito linda”!
Apreciem o vídeo e deliciem-se com o entusiasmo destas crianças sempre que lhes proporcinámos momentos diferentes no seu dia a dia!
Mais uma vez vocês conseguiram por todas as crianças a participarem nos trabalhos que lhes propuseram e que fizeram com grande prazer, pois via -se nos olhos delas. Faziam as coisas com tanto prazer que parecia que elas tinham tomado a iniciativa por elas. PARABÉNS MAIS UMA VEZ CONTINUEM NO VOSSO ÓPTIMO TRABALHO.MUITOS BEIJOS DA MÃE DO TOZÉ
ResponderEliminarPosso voltar a ser criança e poder frequentar o J. de Inf. do Solposto.....que entusiasmo,e motivação de todos os intervenientes...parabéns..... isto está a tornar-se um vicio, dar sempre uma espreitadela .Obrigada pelo vosso carinho e dedicação....
ResponderEliminar