segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

NATAL

"É Dezembro e o frio característico desta época faz-se sentir! Em algumas cidades a neve cai e os pinheiros são cobertos de neve! Vilas e cidades estão repletas de luz e estrelas resplandecentes pincelam as ruas de brilho e magia! Os mais pequenos ouvem curiosos os mais velhos que lhes contam histórias de Natal e os adultos, esses, trocam entre si peripécias do Natal da sua infância!  Cheira a Natal! Pelas ruas e ruelas soltam-se sorrisos, somos brindados com votos de boas festas e convidados a festejar o Natal!"
Foi isso mesmo que fomos fazendo e vivendo neste mês de Dezembro!
Vejam este pequeno filme e divirtam-se...

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A casinha de chocolate...e o Pai Natal!

Olá mais uma vez!!




Hoje teremos no nosso blogue a sessão do dia 5 de dezembro, segunda-feira, onde foi construída a "casinha de chocolate" mais deliciosa de todas!!
Começamos o dia com a exploração da história "A casinha de chocolate" dos Irmãos Grimm, utilizando fantoches e um cd áudio com a narração da história. O conto foi feito na biblioteca da escola. As crianças adoraram e tiveram bastante implicadas durante a atividade.
A seguir foi hora de irmos para a sala e começarmos a trabalhar. Uns meninos começaram por pintar a "casinha de chocolate do Pai Natal" enquanto outros começaram na construção da casinha. A casinha foi feita com bolachas específicas para este tipo de atividade,não houve mistério! Com gomas e pintarolas enfeitamos a nossa super casinha, que por sinal ficou  linda e deliciosa!!!
Com os desenhos que todas as crianças pintaram foi construído o primeiro mural de Natal da sala, visto que esta semana começamos com as atividades natalícias.

Vejam o vídeo, e deliciem-se com as nossas atividades!!
Ps: A casinha estava mesmo boa! =)

Comentários das nossas crianças acerca da casinha:

"A casinha de chocolate está um máximo" - Menino de 4 anos
"É uma ótima ideia esta casinha!" - Menino de 4 anos
"Está muito girinha" - Menina de 4 anos





terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Bruxas boas e Bruxas más

~
Olá mais uma vez queridos companheiros… 
   Este dia foi um dia bastante preenchido  e em que as crianças trabalharam com bastante entusiasmo. Este começou com o conto e a exploração do livro "Carlota Barbosa a bruxa medrosa". Esta era uma bruxa especial, pois tinha medo de quase tudo. Deste modo, as crianças puderam perceber que apesar de tudo as bruxas, que como eles dizem, "só existem nas histórias" também têm medos.
  Depois da exploração desta história foi interessante ver as diferenças que as nossas crianças apontaram entre a bruxa Carlota e as bruxas tradicionais. Para que estas diferenças ficassem registadas pedimos a dois dos finalistas da sala que escrevessem num papel de cenário o que o grupo disse. Quando este ficou pronto pendurámos na nossa sala e todas as crianças o elogiaram.
   Passaram 15 dias desde que medimos o grau dos nossos medos recorrendo ao quadro do Medidor dos medos. Será que continuamos com o mesmo grau de medo que tínhamos inicialmente? Será que houve uma evolução? Podemos dizer que todos mantivemos ou diminuímos o nosso grau de medo, o que é bastante positivo!
 Durante a tarde, realizamos um jogo, que consistia em montar puzzles com imagens de bruxas desfocadas e bruxas nítidas. Organizamos as crianças em 5 grupos, sendo que cada grupo inicialmente começou por montar um puzzle desfocado e tentar perceber o que estaria naquela imagem. Realizamos o registo do que cada grupo viu nesse puzzle. O mais engraçado é que a imagem do puzzle que distribuímos de seguida era igual à imagem do puzzle inicial de cada grupo. Montaram o segundo puzzle muito mais facilmente e identificaram de imediato quais as personagens e as carateristicas dessa bruxa. 
   Quando cada grupo apresentou as imagens dos seus puzzles à turma, acharam imensa piada ao que tinham visto no puzzle desfocado, sabendo agora que o que estava no puzzle nítido era igual. Foi um jogo muito divertido, sendo que no final algumas crianças queriam fazer todos os puzzles. 
 Para guardar os nossos puzzles das bruxas decorámos uma caixinha, que segundo eles no final estava “maravilhosa… muito linda”!
 Apreciem o vídeo e deliciem-se com o entusiasmo destas crianças sempre que lhes proporcinámos momentos diferentes no seu dia a dia!


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Quem tem medo do lobo?


Olá companheiros...

   Chegou a hora de contar a história "Os sete cabritinhos" onde está representado um dos medos de algumas das nossas crianças. O lobo mau!!!
Esta história inicialmente era para ser contada pela dona da história, mas como esta só pode vir à tarde à escolinha, eu contei-a de manhã e ela recontou-a à tarde! A repetição é bastante importante neste tema.Cada história deverá ser repetida sempre que a criança o desejar, para que esta possa integrar os respetivos conteúdos da história. Explorámos a história, dando relevância à vitória dos cabritos sobre o lobo, perguntando-lhes se os lobos existiam e se estes eram todos maus. Chegaram à conclusão que estes só existem nas florestas e que no sitio onde eles estavam não podiam estar -  "Mas aqui não há! Não porque aqui é rua! Aqui não há selva, não há arvores."
                                                                                                                               
   De seguida, fizemos um jogo do comboio em que o “motorista” tinha que fazer alguns gestos para que os seus “tripulantes” o imitassem. Foi bastante divertido. Todos adoraram esta brincadeira e acredito que mais tarde a queiram repetir, pois estes estavam bastante entusiasmados e até ajudavam as crianças que não sabiam bem que gestos fazer.

  Durante a tarde cada criança modelou o seu lobo recorrendo a barro de cerâmica. O fato deste ser um lobo mau ou  um lobo bom foi deixado ao critério das crianças. Quando cada criança apresentou á turma o seu lobo, 16 crianças disseram que o seu lobo era bom, 4 disseram que o seu lobo era mau, 3 não conseguiram dizer o que era por serem tão novinhas e 2 não disseram nada pois faltaram. Isto leva-nos a pensar que a maioria das crianças tenta encontrar naquela personagem que é má, algo bom para não ter medo dela.

Vejam por vocês mesmos o que fizemos neste dia!! Bom vídeo...




quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O jardim do coração

Olá amigos!
Hoje vocês poderão acompanhar mais de pertinho uma sessão que foi intitulada “O jardim do coração”. Esta atividade surgiu com a ideia de dinamizarmos um pouco mais o nosso cantinho das emoções. E, também, como estamos numa semana repleta de jardins e flores, porque não construir o nosso “jardim do coração”? Afinal, o jardim do coração é aquele onde é semeado as mais lindas e puras flores do amor e da amizade.
Assim sendo, distribuímos diversos tipos de flores em papel para as crianças pintarem à sua maneira, e papel crepe para estas fazerem bolinhas e colarem no centro das suas flores. O coração feito de esferovite já estava pronto, restava apenas “plantar” as nossas lindas flores no jardim do coração!
Logo no inicio do vídeo vocês poderão ver uma foto do nosso chefe do dia, esta está presente pois neste dia foi introduzido na sala um novo “colar do chefe”. E, como tal, tivemos que registar este momento do dia.
Bom dia a todos e até já!





terça-feira, 29 de novembro de 2011

Jardineiros por um dia!

Olá queridos companheiros do nosso blogue!

Hoje vocês poderão acompanhar a sessão em que as nossas crianças foram jardineiras por um dia. Começamos o dia com a história da Sementinha. Esta foi contada através de um vídeo retirado da internet e, posteriomente, o seu reconto foi feito com imagens da própria história disponibilizadas pela nossa Educadora Anabela. Esta foi uma maneira de nós contextualizarmos a atividade principal do dia, que era a jardinagem.
A ideia de plantarmos algumas plantinhas, surgiu através de uma floreira "abandonada" na janela da nossa sala. Como esta floreira estava apenas com alguma terra e esquecida por todos, resolvemos dar-lhe vida para assim ficar exposta no nosso querido cantinho das emoções. Afinal sabemos todos que plantar é um ato de amor à natureza e, por este motivo, achamos interessante construir esta atividade com os nossos pequeninos!
Antes de partirmos para a atividade em si tivemos uma breve conversa com todos sobre como devemos cuidar das plantas, tendo como base um power point intitulado "O que precisam as plantas para crescer?".
Uma carta de planificação (com base em imagens) também foi construída, para assim a atividade poder ficar mais completa e as crianças poderem perceber o que é que íamos fazer a seguir, o que íamos precisar e como ía ficar o resultado final (em que elas tiveram que fazer o desenho).
No momento da jardinagem, todos tiveram a oportunidade de colocarem as mãos à obra e serem jardineiros por um dia. A animação de todos era constante, até mesmo no momento em que encontramos uma minhoca na nossa terra!!!
Por fim decoramos a nossa floreira e o nosso regador, que ficaram expostos no nosso cantinho, como foi dito anteriormente!
Vejam o vídeo..e..até já =)






domingo, 27 de novembro de 2011

A amizade como forma de combater a tristeza e a solidão

Boa noite caros companheiros(as) do nosso blogue!

Hoje vocês poderão ver um pouco de mais uma sessão relacionada com a amizade/afetos.
Iniciamos este dia com a exploração da capa do álbum "Quem ri no meu jardim?" de Agnese Baruzzi e Annalisa Strada.  



Com isso, as crianças tiveram que se colocar no lugar da personagem da história, e imaginar quem elas queriam que tivesse a rir no "seu jardim". Foram inúmeras as ideias que apareceram, portanto, mãos à obra! E lindos desenhos acabaram por surgir, cada um com a imaginação e a criatividade dos meninos mais pequeninos, e das meninas grandes também!  
A seguir, hora de ouvirmos a história e descobrir quem é que está a rir no jardim de "Farhad" para podermos comparar com os nossos desenhos...
Com a construção de lindos desenhos nada mais justo do que construírmos um belo livro, intitulado "Quem ri no NOSSO jardim?" Afinal, nele estará o jardim de todos nós, com as pessoas de quem mais gostamos. O grande livro de turma ficou exposto no nosso cantinho das emoções, para podermos lembrar sempre desta linda história, onde a amizade surge como forma de combater a solidão de um menino que tudo tinha, menos amigos e, por isso, vivia sozinho e um tanto quanto infeliz no meio de tanta riqueza material...
No final do dia fizemos um pequeno reconto da história com a ajuda de imagens retiradas do livro, onde as nossas crianças mostraram-se bastante atentas e empenhadas. O cartaz "Quem ri no meu jardim?" foi construído e ficou exposto na nossa sala.

Bom vídeo e até já =)




segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Eleição de uma história sobre medos





Olá mais uma vez!! 

Desta vez partilhamos um vídeo com as fotografias do que aconteceu no dia 16 de Novembro. Desta vez foi pedido às crianças que trouxessem uma história que representasse um dos medos que estas tivessem (bruxas, lobos maus, animais…). O tema desta sessão é “Outros medos ”, pois sem saber poderíamos descobrir ainda outros medos, sem serem aqueles que trabalhamos com eles.  E a verdade é que chegamos a falar de um gigante que era mau. Ora aí está mais um medo que as nossas crianças ainda não tinham falado.
Sendo assim, em apenas 1h30 minutos e logo pela manhãzinha as crianças que haviam trazido as histórias falaram sobre o que lhes metia medo na história e  mostraram as suas ilustrações aos colegas. Após esta etapa procedeu-se à votação da história favorita da turma. Esta votação foi realizada com recurso a materiais recicláveis, tais como as cápsulas nespresso. Cada cápsula representava um voto. Cada criança votou uma vez, sendo que as crianças mais pequeninas foram colocar a cápsula sobre o livro que preferiam. No final, a história escolhida foi a dos “Sete cabritinhos”, cujo medo representado nesta é o lobo mau!
Esta história será trabalhada na próxima sessão sobre os medos que será no dia 28 de novembro.
Nota: O vídeo possui fotografias que foram tiradas a um vídeo no pc, daí a falta de qualidade em algumas imagens. Apenas tínhamos uma máquina e não deu para tirar fotografias em determinadas partes.



Os medos pessoais e os medos da familia


E aqui está mais um dia cheio de atividades sobre os medos!

Chegou a hora de abrir a mala dos medos!!

Cada um fez uma apresentação do medo que estava representado no seu desenho aos seus colegas. Visto que algumas famílias das crianças já haviam  realizado o desenho sobre o que tinham medo, à medida que cada criança apresentava o seu medo ia dizendo também quais os medos da sua família.

Com os desenhos dos medos das crianças e dos medos da família construímos dois murais. Sendo eles o "Mural dos medos das crianças" e o "Mural dos medos da família". É de salientar que antes de finalizar o mural dos medos das crianças fizemos a classificação dos medos, ficando estes divididos em três grupos - medos do imaginário, medos dos animais e outros medos. 

A participação da família foi essencial nesta etapa, pois as crianças inicialmente não acreditavam que a sua família pudesse ter medos. Após a exploração dos desenhos dos medos da sua família estes já dizem - "Os meus pais também têm medos!". 

Durante a tarde preenchemos o quadro "Medidor dos medos". Este quadro foi construído com a intenção de verificar a evolução das crianças relativamente aos seus medos ao longo do projeto. Para sabermos qual o grau de medo em que se encontravam utilizamos uma mãozinha de cartolina em três cores. Sendo que cada uma delas tem o seu significado. A mão vermelha – ainda tenho muitos medos; a mão amarela-  ainda tenho alguns medos; e a mão verde – já não tenho medos.

Um obrigada a todas as famílias por terem realizado o desenho dos vossos medos e por serem tão participativos.

Vejam por vocês mesmos o que se passou neste dia!

domingo, 20 de novembro de 2011

Os Medos Pessoais


Esta sessão sobre os medos deu inicio ás atividades ligadas a um dos projetos que estamos a desenvolver na disciplina Seminário de Investigaão Educacional.

Neste dia abordámos os medos pessoais de cada criança e também os nossos. Esta abordagem dos nossos medos não foi realizada por um acaso. É importante que as nossas crianças percebam que os adultos também possuem medos. 

Começámos o dia por aprender uma música do nosso Avô Cantigas - fantasminha brincalhão. De seguida realizámos uma dramatização com fantoches com base do "Livro dos medos" de Adélia de Carvalho, onde exploramos os medos das crianças, os medos dos adultos e como superámos estes medos. Para que tudo o que  falámos sobre a história ficasse registado construímos um cartaz síntese sobre esta.

Ao longo da tarde partimos para a fase de prender os medos. Para isso cada pessoa da sala desenhou o seu medo numa folha destinada a isso. À medida que cada criança ia acabando de desenhar o seu medo ia ter com uma de nós e com a nossa ajuda estes diziam a lengalenga da história e deitavam pozinhos mágicos sobre o seu próprio desenho. Para terminar o processo, cada criança e até mesmo nós colocámos o nosso desenho na mala dos medos. Estes aí ficaram até ao dia seguinte.
  Os pozinhos mágicos encontram-se no cantinho das emoções. Sempre que cada criança deseje fazer o desenho de algum medo que tenha pode usá-los quando quiser.

No final do dia cada criança levou para casa a lengalenga de prender os medos e a letra da música do fantasminha brincalhão para cantar com a sua família .

De seguida podem comprovar o que aconteceu... 




quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Dia das Vendas!!

As atividades realizadas neste dia (18 de outubro de 2011) tinham como objetivo a angariação de dinheiro para a visita ao Lugar dos afetos relacionada com os nossos projetos e a criação na sala de aula de um cantinho das emoções.  Pelo que nos foi informado já não vai ser possível realizar a visita ao lugar dos afetos com muita pena nossa! Se bem que o nosso cantinho, como muitos já puderam comprovar, já se encontra na sala. Sendo que a cada dia que passa vai surgindo sempre algo novo neste.

Podemos dizer que este dia foi um dia completamente diferente dos que já tínhamos presenteado às nossas crianças. Estas trabalharam muito, mas no final do dia estavam muito felizes e todas orgulhosas do que tinham feito. Puderam mostrar todo esse trabalho aos seus familiares e elas mesmas procederem à venda das compotas e dos bolos junto das suas famílias.
            Um obrigada em especial à avó São, a  nossa “avózita” por ter feito a compota de abóbora e a todas as famílias que nos ofereceram   ingredientes para confeccionarmos o bolo com as nossas crianças.

Agora podem deliciar-se a ver o vídeo!! 



segunda-feira, 14 de novembro de 2011

CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

ATIVIDADES SOBRE A ÁGUA

Começámos no dia 9 de Novembro (quarta-feira), a fazer experiências na nossa sala. No âmbito do Projeto de Ciências Experimentais para "Aprender a desenvolver o espírito científico".
Com este projeto pretende-se que as crianças do Jardim de Infância possam desenvolver atividades na área do ensino experimental das ciências.
Iniciámos com atividades sobre a ÁGUA.




sábado, 12 de novembro de 2011

A importância da ajuda e união!

Boa tarde!!
Hoje vamos mostrar mais uma sessão relacionada com a amizade/afetos. Durante a semana que passou, um dos temas que foi trabalhado com as nossas crianças foi a importância da ajuda e união entre todos.  Assim sendo, acabamos por explorar o livro "A que sabe a lua?" de Michael Grejniec, onde acaba por mostrar muito bem que com união, força e companheirismo conseguimos atingir grandes metas nas nossas vidas! Afinal, os animais só conseguiram alcançar a grande lua graças a ajuda e união entre todos, pois sozinhos não iam a lugar algum. Esta foi a mensagem que tentamos passar aos nossos pequeninos.
Antes de contarmos a história, montamos um puzzle gigante sobre o nosso livro, como vocês poderão ver no vídeo.
E para finalizar, terminamos com o comentário de uma criança de 3 anos que disse que para ela a lua "sabe a leitão...!" (pois é uma coisa que ela gosta muito...)


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

SÃO MARTINHO

Uma vez que se tem trabalhado as emoções, entre elas está a partilha, a bondade e as boas ações. Assim no dia de S. Martinho ouvimos a "Lenda de São Martinho", e de facto conseguimos encontrar as emoções e os valores que estão bem presentes no conto.




A lenda de S. Martinho
"Num dia de tempestade, ia S. Martinho, valoroso soldado, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão.
S. Martinho não hesitou: parou o cavalo e passou a sua mão carinhosamente na do pobre.
Em seguida, com a espada, cortou a meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo.
Apesar de mal agasalhado e de chover torrencialmente, o cavaleiro continuou o seu caminho, cheio de felicidade.
Mas, subitamente, a tempestade desfez-se. O céu ficou límpido. E um sol de Estio inundou a terra de luz e calor.
Para que nunca se apague da memória dos homens este acto de bondade praticado pelo cavaleiro, diz-se que, nessa mesma época, todos os anos, cessa por alguns dias o tempo frio.
O céu fica azul e o sol reaparece quente e brilhante. É o...Verão de S. Martinho!!"

Como estava muita chuva não pudémos fazer o magusto comemos castanhas que foram assadas na padaria. Também fizémos alguns trabalhos de expressão plástica.




A importância da Partilha

Olá!
Hoje temos mais um vídeo. Agora sobre a nossa sessão acerca da importância da partilha. Este foi um dia bastante especial, afinal pudemos contar com a presença de alguns pais/familiares das nossas crianças, no nosso grande lanche partilhado. Foi uma manhã deliciosa, repleta de conversa, risadas, comidas boas e muita partilha!
Contamos também com a presença da avó São, a nossa "Avozita", que trouxe e contou a história "A ovelhinha que veio para o jantar", uma linda história sobre a importância da amizade! Foi um grande momento do dia também, afinal é sempre bom recebermos visitas! As crianças adoraram...




terça-feira, 8 de novembro de 2011

Amizades diferentes

O tema "amizades diferentes" foi iniciado com a apresentação de um power point apenas com imagens alusivas a este assunto. A seguir foi contada a história "Cotãozinho e os seus irmãos" de Daniel Barradas e Carla Pott, onde mostra a importância da amizade e a aceitação das diferenças. Este é um dos assuntos a ser abordado num dos projetos que estamos a desenvolver e que é bastante pertinente para as nossas crianças. Mostrar que todos somos diferentes, e que mesmo assim devemos ser amigos e respeitar estas diferenças foi um dos objetivos centrais do dia de hoje.
A seguir ao conto da história, foi feito um enunciado sobre a aceitação das diferenças, em grande grupo. O enuciado foi passado para o papel e ficou exposto na sala.
Na parte da tarde foi feito o jogo: As cores marcam a diferenaça, onde as crianças tiveram que pintar t-shirts brancas trazidas de casa. Estas foram pintadas com as próprias mãos e com cores variadas, representando assim o tema "amizades diferentes". Cada criança pintou a t-shirt do seu colega. Como o trabalho ainda não ficou totalmente terminado, assim que estiver tudo pronto colocaremos uma foto de grupo com as t-shirts aqui no blogue!
Próxima etapa, assistir ao vídeo! =)


O dia das bruxas!

E o dia 31 de outubro chegou! O halloween apesar de ser uma data comemorativa americana, foi trabalhado de maneira a associar a parte dos "medos" do nosso projeto. A história trabalhada foi "O desejo da bruxa" de Juca. Foi utilizada a "maleta dos medos" para introduzir o tema neste dia, o que tornou um momento de grande suspense.
A seguir ao conto da história, foi entregue às crianças postais em forma de abóbora para que estas desenhassem os seus desejos. Também foram feitos "acordeões" de fantasminhas e bruxas para enfeitarmos os nosso cantinho e o mural da sala.
Por fim, para finalizarmos o nosso dias das bruxas, decoramos lindas abóboras em homenagem ao grande dia que tivemos de trabalho!




O cantinho das emoções

No vídeo de hoje, vamos apresentar o nosso tão querido "Cantinho das emoções"! Este cantinho foi criado no âmbito do nosso projeto, pois achamos interessante criar este espaço na sala para explorarmos as emoções trabalhadas por nós (amizade/medos), ao longos das sessões. No cantinho das emoções as crianças podem aproveitar de um espaço colorido e acolhedor para pensar e refletir sobre as suas atitudes, quando discutem com um colega por exemplo, podem ir ao cantinho e pensar no que fez, e ao mesmo tempo, pegam um "coração" para entregar ao amigo e pedir desculpas. Ou então aproveitar o "correio da amizade" para enviar uma carta, um desenho ou uma prendinha a um amigo! Os "medos" também serão trabalhados neste espaço, onde as crianças quando estão com algum medo, tristes ou com receio de alguma coisa, podem ir para o cantinho e conversar com álguem, partilhando assim as suas angústias.

Quanto ao conto da história do dia, esta foi "Partilhar - como nasce a amizade" de Fran Shaw e foi feito no cantinho das emoções. As crianças adoraram este novo espaço e tiveram imenso tempo a explorá-lo!
A seguir ao conto da história, as crianças tiveram a pintar umas imagens sobre a partilha, onde tinham o que está certo ou errado.
Na parte da tarde, foi construída a "caixinha dos corações" para colocarmos no nosso cantinho das emoções...a seguir podem ver tudinho no vídeo!


Adivinha quanto eu gosto de ti

O conto da história "Adivinha quanto eu gosto de ti" de Sam McBratney foi explorado na biblioteca da escola. A seguir ao conto desta, foi apresentado às crianças um vídeo retirado da internet acerca da história. E, por fim, foi mostrado um vídeo do cantor André Sardet com a sua tão conhecida música "adivinha quanto eu gosto de ti".
Já na sala fizemos uma sessão de abraços com as crianças, onde estas tinham que cantar e fazer gestos ao som da música "adivinha quanto eu gosto de ti". Foi um momento de grande amizade e emoção!
Para finalizar o dia, foi entregue às crianças os "desenhos da amizade", onde um grupo tinha que pintar com lápis de cor e marcadores e, outro grupo, colar com pedacinhos de revista. Os desenhos serviram para enfeitar o mural da sala que ainda está em construção.
Aproveitem bem o nosso vídeo!!! =)


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Uma caixa, muitos beijinhos e abraços

Como estamos a mostrar a nossa semana das emoções, neste vídeo poderão ver mais atividades que realizamos em prol deste tema. Exploramos a maleta "Uma casa cheia de emoções" com as crianças, onde estas tinham que  explicar oralmente as diversas situações apresentadas nos cartões da maleta. Tendo em conta as diversas imagens apresentadas, perguntamos às crianças se estas já tinham vivenciado algumas daquelas situações. Em cada situação foram explorados os sentimentos e as emoções que as crianças vivenciaram em diferentes momentos da sua vida.
A história "Um milhão de beijinhos" de Elsa Lé, foi também explorada durante esta semana. Construímos boquinhas para representar os beijinhos e corações coloridos para representar os abraços. As crianças decoraram à sua maneira e ofereciam a quem quisessem o seu abraço e/ou beijinho. A sala ficou repleta de felicidade!

A onda das emoções



Com o livro "Onda" de Suzy Lee, iniciamos a caminhada pelo mundo das emoções. Exploramos as diversas emoções presentes nesta história e realizamos um jogo "Mímica das emoções". Neste jogo as crianças tinham que interpretar os diversos tipos de emoções, através da mímica, nomeadamente a expressão facial, enquanto os outros colegas tentavam adivinhar qual era a emoção que estava a ser representada.
Por fim, realizamos uma pintura em grande grupo "A onda das emoções". Nesta última atividade as crianças demonstravam através da pintura com tintas coloridas, as emoções presentes na história.
Enfim, este foi um dia repleto de emoções e muito trabalho!